top of page
  • Foto do escritorarqpool

Passo Fundo: Parque da Gare

No fim do século 19, o responsável pela expansão do comércio agrícola foi a estrada de ferro, já que até então as florestas que cercam o estado do Rio Grande do Sul impediam a livre transição.


A construção de cerca de 350 km de via férrea entre Santa Maria e Passo Fundo foi de extrema importância para a cidade, que possuía cerca de 2 mil habitantes, hoje, segundo dados do IBGE, Passo Fundo tem a estimativa de 200 mil.


Em 1910, com a inauguração da Estação do Complexo da Gare, necessitou de transformações nos arredores, onde surgiram importantes hotéis e supermercados para a época. E com isso, em 1986 foi construído o Parque da Gare.


Imagem de como era o Parque da Gare | Alessandra Pasinato


Diante depredações e falta de recurso para manter o local, o Parque da Gare deixou de ser utilizado pela comunidade passo-fundense e então, após uma consulta pública realizada em 2013, com uma análise do Programa de Desenvolvimento Integrado de Passo Fundo pelo mesmo estar no coração da cidade, a revitalização foi implantada e junto com arrecadação de emedas parlamentares 8 milhões de reais foram arrecadados para a revitalização.


Confira algumas imagens do projeto (ArchDaily):


A IDOM, empresa espanhola com escritório no Brasil, foi a responsável por prestar o serviço de arquitetura e engenharia para a revitalização do parque. O parque recebeu também a estrutura da nova Feira do Produtor que foi construída com concreto e metal. O parque é equipado com área para prática esportiva, parquinho para crianças, biblioteca, espaço para cafeteria, ciclovia, biblioteca, tudo isso em cerca de 7 hectares.

Imagens do Parque após o termino das obras.


Fonte: UPF TV, G1 e Arcoweb


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page